Em função das dificuldades de acesso à Faculdade de Filosofia no período do recesso natalino, as coordenações dos cursos a distancia ministrados pela equipe do NEIM, prorrogaram as inscrições para o processo seletivo de tutores para o período de 8 a 18 de janeiro de 2O14.
Veja o edital abaixo
PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA TUTORES DE APOIO
ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA DOS CURSOS:
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS EM GÊNERO E RAÇA
EXTENSÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS DE GÊNERO E RAÇA
EXTENSÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
Divulgação baseada na Chamada Publica da Superintendência de Educação à Distância
A Superintendência de Educação à Distância no uso de suas atribuições, considerando o estabelecido no Regimento Interno da Universidade Federal da Bahia torna público o processo de seleção de Tutores de Apoio Acadêmico em EAD, por tempo determinado, com recursos oriundos de fontes próprias ou de terceiros, de pessoa física por serviços prestados no âmbito da UFBA e demais legislações pertinentes.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 A seleção regida por esta Chamada Pública será executada por intermédio da Superintendência de Educação à Distância.
1.2 Esta seleção terá validade de 12 (doze) meses, a contar da data da homologação do seu resultado final, e poderá ser prorrogada por igual período, a critério da Administração.
1.3 Os/as profissionais selecionados poderão fazer jus ao recebimento de parcelas de remuneração bruta, durante o período que atuar nos projetos vinculados a esta Superintendência de Educação à Distância.
2. DO NÚMERO DE VAGAS E DA CARGA HORÁRIA
2.1 O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de vagas com vistas ao desempenho relacionado à função temporária de Tutor/a de Apoio Acadêmico em EAD, para cada um dos cursos contemplados no edital. Em conformidade com o Ofício Circular 20/2011- DED/CAPES que estabelece que os/as tutores da UAB devem ser alunos/as de programa de pós-graduação de IES pública ou possuir outro tipo de vínculo com a IES de atuação, como por exemplo, ser professor/a voluntário/a, assistente ou similar, dois terços das vagas serão ocupadas obrigatoriamente por aquelas(es) que atendam a tais exigências.
2.2 Trata-se de Chamada Pública para prestação de serviço, sem vínculo empregatício, a ser executada por determinado período, por prazo a ser definido pela coordenação de cada curso.
2.3 Carga horária de 30 (trinta) horas semanais para acompanhamento da turma à distância sob sua responsabilidade:
- Observar critérios éticos que permitam estabelecer uma comunicação eficaz com a Coordenação, com o/a Professor/a Formador/a e com os demais colegas de trabalho a fim de estimular a criação de um ambiente que favoreça o processo de aprendizagem de todos;
- Participar de reuniões presenciais em horários a serem definidos pela Coordenação do Curso;
- Ter abertura e flexibilidade, pois o trabalho estará sujeito à críticas e sugestões;
- Possuir acesso rápido e contínuo à Internet banda larga.
3. DOS REQUISITOS, DAS ATRIBUIÇÕES E DA REMUNERAÇÃO
3.1 Requisitos para tutores/as de apoio acadêmico em EAD para o Curso de Formação em Gênero – Diversidade na Escola (10 vagas): Mestrando/a e/ou Especialista em Estudos de Gênero e Feminismo ou em áreas afins com projeto de dissertação e/ou monografia concluída em estudos sobre a mulher e gênero; ter conhecimento e experiência de 1(um) ano em atividades típicas de ensino (nível médio ou superior) e em educação à distância; Graduação em áreas afins (preferencialmente com habilitação em Licenciatura); apresentar carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área;
3.1.2 Requisitos para tutores/as de apoio acadêmico em EAD para o Curso de Extensão em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça (10 vagas): Mestrando/a e/ou Especialista em Estudos de Gênero e Feminismo ou em áreas afins com projeto de dissertação e/ou monografia concluída em estudos sobre a mulher e gênero; Graduação em Ciências Sociais, Administração, Direito, Serviço Social e áreas afins; apresentar carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área.
3.1.3 Requisitos para tutores/as de apoio acadêmico em EAD para o Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça (10 vagas): Mestre/a em Estudos de Gênero e Feminismo ou em áreas afins com projeto de dissertação e/ou monografia concluída em estudos sobre a mulher e gênero; Graduação em Ciências Sociais, Administração, Direito, Serviço Social e áreas afins; apresentar carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área.
3.2 Atribuições dos Tutores/as:
- Participar de reuniões presenciais com a Coordenação do Curso, quando solicitado;
- Participar das atividades de treinamento dos Cursos;
- Participar de reuniões com o Professor/a Formador (a) de cada Módulo, sempre que solicitado;
- Conhecer o cronograma de estudo e de avaliações da turma sob sua responsabilidade;
- Orientar os estudantes na busca das informações necessárias para a construção do conhecimento e para o alcance da autonomia como estudante de educação à distância;
- Acompanhar e dirimir as dúvidas dos estudantes nas atividades realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), certificando-se de que a dúvida foi sanada;
- Acompanhamento e retorno das atividades pedagógicas escritas e on-line;
- Encorajar e auxiliar os estudantes na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas, etc.;
- Atualizar o registro de notas e frequência no AVA;
- Orientar os estudantes sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos no AVA para a aprendizagem;
- Comunicar-se com os/as alunos/as que não recorrem à tutoria ou que não realizam as atividades e avaliações, através de e-mail e/ou telefone;
- Respeitar os princípios da ética nas discussões com os/as cursistas e colegas de equipe;
- Realizar com pontualidade as atividades previstas para a turma sob sua responsabilidade;
- Acompanhar e atualizar as informações pertinentes à sua turma na plataforma;
- Apresentar um relatório de atividades ao final de cada Módulo à Coordenação do Curso com o registro da participação do estudante, suas principais dúvidas e respectivas orientações, encaminhamentos e registros de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que os estudantes apresentam em relação a tópicos dos módulos e respectivos materiais didáticos.
3.3 Remuneração:
- Os/as tutores/as selecionados/as receberão bolsas de tutoria no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) cada, conforme Resolução CD/FNDE Nº. 26 de 5 de junho de 2009, durante todo o período de acompanhamento do curso;
- Os/as tutores/as selecionados não poderão ter vínculo com outros projetos pertencentes ao Programa Universidade Aberta do Brasil/UAB/FNDE, no período previsto para o desenvolvimento das atividades.
- Em conformidade com o Ofício Circular 20/2011-DED/CAPES que estabelece que os/as tutores/as da UAB devam “estar vinculado ao setor público, ser aluno de programa de pós-graduação de IES pública ou possuir outro tipo de vínculo com a IES de atuação, como, por exemplo, ser professor voluntário, assistente ou similar.”, dois terços das vagas serão ocupadas obrigatoriamente por aquelas/es que atendam a tais exigências.
4.0 DA INSCRIÇÃO
4.1 Para efetivar o pedido de inscrição o/a candidato/a deverá entregar os seguintes documentos, em envelope lacrado com a indicação do curso pretendido, no endereço abaixo especificado no período de O8 a 18 de janeiro de 2014:
Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFba
Estrada de São Lázaro, 197 – Federação 40. 140-730 Salvador/Ba
- Fotocópia do comprovante da maior titulação solicitada;
- Curriculum vitae com documentos comprobatórios;
- Carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área;
- Fotocópia de comprovante de vínculo com serviço público em uma das três esferas (união, estado, município) quando for o caso;
- Comprovante de experiência em educação à distância (a experiência em EAD será usada, se necessário, como um critério de desempate para a seleção).
4.2 O candidato ao realizar a inscrição para o processo seletivo, declara:
- Atender a todos os requisitos para o exercício da função;
- Ter disponibilidade de tempo para desenvolvimento das atividades propostas;
- Cumprir e aceitar todos os itens e as condições presentes nesta Chamada Pública;
- Se responsabilizar pela veracidade das informações prestadas no presente processo, sob as penas da lei.
5 DA SELEÇÃO
5.1 A seleção se fará em 02 (duas) etapas:
- Primeira etapa: Análise dos documentos e verificação do cumprimento dos requisitos;
- Segunda etapa: participação efetiva e com aproveitamento no Curso de Formação de Tutores para Educação à Distância e entrevista.
5.2 Somente serão convocados para a segunda etapa os candidatos selecionados na primeira etapa.
5.3 Dos critérios para a seleção na segunda etapa:
- Avaliação dos dados informados pelo candidato no Formulário de Inscrição;
- Avaliação da carta entregue no momento da inscrição;
- Trajetórias/Entrevistas.
6 DO RESULTADO DA SELEÇÃO
6.1 O resultado da primeira etapa do processo seletivo será divulgado no dia 24 de janeiro de 2014.
6.2 O resultado final do processo seletivo será divulgado pela Coordenação de cada curso.
6.3 É de total responsabilidade total do candidato a busca de informações sobre o processo seletivo junto à Coordenação do curso.
6.4 Os prazos e datas referentes ao resultado desta seleção estão especificados no item 8 da presente chamada.
7 DA DOCUMENTAÇÃO
7.1 Os/as selecionados deverão se apresentar à Coordenação do curso, para assinatura do Termo de Compromisso;
7.2 Serão exigidos dos/as candidatos/as selecionados/as os seguintes documentos: RG, CPF, título eleitoral com os comprovantes das duas últimas eleições, Certificação da última titulação, comprovante de residência, currículo lattes;
7.3 O/a candidato/a que na data da contratação não reunir os documentos citados acima perderá o direito ao ingresso na referida Função Temporária.
8 DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Datas Prováveis |
Eventos |
12/12/2013 a 18/1/2O14 |
Período de Inscrição. |
19 a 24/01/2014 |
1ª Etapa – Análise Curricular. |
9 DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1 A prestação de serviços, constantes da presente Chamada Pública, não acarretará, em qualquer hipótese, vínculo empregatício com a UFBA ou qualquer outra Unidade Administrativa e/ou Acadêmica.
9.2 O não cumprimento de qualquer item da presente Chamada Pública implicará na eliminação do/a candidato/a.