O NEIM/UFBA vem, por meio desta, manifestar sua surpresa e descontentamento com a baixa presença de mulheres no comando do Executivo baiano. Entre 20 secretários anunciados recentemente pelo governador do Estado, Rui Costa, apenas três são mulheres,que foram mantidas no cargo, a saber: a secretária de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira; a secretária de Cultura, Arany Santana; e a Secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fábya Reis, as quais aproveitamos para felicitar.
Sabemos que esta ausência de mulheres não é coincidência: a divisão sexual do trabalho nos exclui dos espaços de poder, mantendo-nos alijadas das decisões que interessam às nossas vidas. A desigualdade expressa na distribuição dos cargos e do poder político é a mesma que enfrentamos no dia e a dia e que faz do nosso país um campeão de feminicídio e estupro, com índices assustadores.
Nos posicionamos aqui em defesa das mulheres e da paridade de gênero na política institucional, que para nós é o reconhecimento de sua legitimidade enquanto sujeitos e conclamamos o senhor governador a engrossar essas fileiras, trazendo mais mulheres para o primeiro escalão do seu governo, neste segundo mandato.