Nota de solidariedade a Olívia Santana

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA) vem a público manifestar seu apoio à companheira Olívia Santana, atual Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia, diante da agressão de caráter racista, machista e classista que sofreu durante um evento em Salvador.

 Olívia Santana foi atacada por uma pessoa que a chamou de “comunista” e disse que ela deveria “voltar para a favela”. O discurso de ódio contra as mulheres negras não é novidade, pelo contrário. Há em nossa sociedade uma pressão permanente para que as mulheres negras não ocupem espaços de poder e sejam mantidas em uma posição de subjugadas, – sempre usando a violência para tais finalidades,  – seja física, verbal, psíquica ou patrimonial – tal qual como foi esboçado neste evento nada recente.

Soma-se aqui transformar uma filiação político-partidária em categoria autoacusatória, como se posicionamentos contra injustiças sociais fossem algo a ser repudiado, e não saudado, em nosso país tão desigual. Tal discurso é característico dos tempos de fascistização social que vivemos, que tem no racismo e no sexismo seus pilares ideológicos.

Sabemos, contudo, que esses ataques são resultado de um protagonismo e uma força cada vez maiores e que, por mais que outros gritos e agressões sigam se repetindo, resistiremos e não nos calaremos diante de nenhum retrocesso.

O lugar de Olívia Santana, ou de qualquer outra mulher, é onde ela quiser.

Mais Notícias

Estrada de São Lázaro, 197 - Federação. Salvador, Bahia, BRASIL. Telefax: 55-71-3237-8239. E-mail: neim@ufba.br
CréditosLogin