Na manhã de ontem, 16/08/2021, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Faculdade de Direito e do seu Programa de Pós-Graduação em Direito, promoveu aula magna, tendo como conferencista a Profa. Dra. Soraia da Rosa Mendes, grande expoente da crítica feminista ao Direito no Brasil. Todavia, a conferência intitulada “A igualdade como fundamento do Estado Democrático de Direito” teve seu início marcado por um ataque virtual, encampado por grupos fundamentalistas.
Ante o ocorrido, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA) vem a público prestar solidariedade à combativa jurista, além de manifestar seu repúdio a essas práticas que tentam inviabilizar debates que buscam questionar as bases sexistas, racistas e lgbtfóbicas que operam na sociedade brasileira e, mais precisamente, no nosso sistema de justiça.
Solidarizamo-nos, também, com a Faculdade de Direito e seu Programa de Pós-Graduação, reafirmando o compromisso institucional que nos é comum, no sentido de promover um ambiente educacional plural e democrático.
Salvador, 17 de agosto de 2021.