Nota de pesar pelo falecimento de Lourdes Maria Bandeira

Nós, integrantes do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM, da Universidade Federal da Bahia-UFBA, vimos aqui registrar nosso imenso pesar pelo falecimento, em 12/09/2021, de nossa colega, companheira e amiga, Lourdes Maria Bandeira, Professora Titular de Sociologia e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher – NEPEM da Universidade de Brasília-UNB, uma feminista atuante nos movimentos de mulheres desde os anos 1980.

Original de Ijuí, cidade interiorana do Rio Grande do Sul, foi para Porto Alegre estudar, formando-se em Ciências Sociais pela UFRGS em 1973. Seguiu então para Brasília obtendo o grau de Mestre em Sociologia em 1978 pela UNB, rumando depois para Paris, onde concluiu o Doutorado em Antropologia na Universitè René Descartes – de Paris V (1984). Retornou à França para um estágio Pós-Doutoral na área de Sociologia do Conflito com o Prof. Michel Wieviorka, na École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS (2001-2002), realizando, mais recentemente (2018-2019), estágio Pós-Doutoral na Universidade do Porto, em Portugal.

Foi Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba-UFPb, Campus de João Pessoa, de 1977-1991, onde coordenou o Grupo de Pesquisa sobre Relações de Gênero. A partir de 1991, passou a integrar o corpo docente do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasilia, tornando-se Professora Titular em 2005. Assumiu vários cargos de coordenação na UNB, continuando seu trabalho como docente e pesquisadora até mesmo depois de sua aposentadoria, em 2020.

Logo que entrou na UNB, passou a integrar o corpo de pesquisadoras do NEPEM, que fora criado em 1986, tendo atuado como sua Coordenadora em diferentes períodos de gestão. Conforme nos revelou a Profa. Dra. Ana Vicentini, uma de suas companheiras do núcleo, “Lourdes entrou com toda a força e integridade que lhe eram próprias assim que ela ingressou nos quadros da UnB. E levou adiante esse núcleo como ninguém!”

Além de uma ampla obra no campo da Sociologia, com destaque para os estudos feministas no Brasil, Lourdes Bandeira esteve sempre atuante nos movimentos feministas e de mulheres, contribuindo para nossas lutas com suas pesquisas no campo da violência de gênero contra mulheres. Participou, também, das instituições do “feminismo de Estado”, atuando como Secretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Políticas para Mulheres-SPM/PR de fevereiro de 2008 a janeiro de 2011 e Secretaria Adjunta a partir de março de 2012 até janeiro de 2015. Seus estudos no campo da violência de gênero no Brasil foram de grande relevância para a elaboração e aprovação da Lei do Feminicídio, sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff em 2015.

Firme nos seus posicionamentos e rígida em questões éticas, Lourdes foi sempre uma colega e companheira solidária, estando sempre aberta a colaborar conosco, do NEIM, quando solicitada. Participou, inclusive, do nosso I Seminário o Feminismo no Brasil: Reflexões Teóricas e Perspectivas, realizado ainda em 1987 e de vários de nossos simpósios e encontros da REDOR ao longo das três últimas décadas. Fez parte da primeira banca de concurso para a cadeira de Teoria Feminista realizado no Brasil, para seleção de docentes para o nosso Curso de Bacharelado em Gênero e Diversidade, além de integrar inúmeras bancas de defesa de dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos, o PPGNEIM, estando também muito próxima a nós durante nossa Coordenação Nacional do Consórcio do Observatório de Monitoramento de Aplicação da Lei Maria da Penha-OBSERVE, apoiando nossas iniciativas.

Mais que tudo isso, Lourdes Bandeira foi nossa colega na construção do Feminismo Acadêmico no Brasil, companheira ferrenha nas campanhas de enfrentamento da violência contra mulheres e, para muitas de nós, do NEIM, uma amiga sempre afetuosa e solidária.

Deixará um grande vazio para seus familiares – seus filhos e seu netinho, em especial – e para todas nós que a conhecemos de perto; mas seu grande legado em prol da equidade de gênero em nosso país jamais será esquecido.

Lourdes Maria Bandeira – presente!

Mais Notícias

Estrada de São Lázaro, 197 - Federação. Salvador, Bahia, BRASIL. Telefax: 55-71-3237-8239. E-mail: neim@ufba.br
CréditosLogin