NEIM – Edital de seleção PPGNEIM 2008 – Mestrado e Doutorado

Seleção do Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo

PROCESSO SELETIVO 2008

 

 

APRESENTAÇÃO:
 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo vem se constituindo como um dos campos emergentes que se consolidaram nas duas últimas décadas, caracterizando-se como um campo multi e interdisciplinar por excelência 

 
OBJETIVOS DO PROGRAMA:

1.Formar docentes e pesquisadoras(es) de todas as regiões e da América Latina e de modo especial das regiões nordeste e norte para atuarem no ensino de graduação e pós graduação das instituições de ensino superior e pesquisa a partir do instrumental teórico- metodológico dos estudos de gênero e da teoria feminista

2.Contribuir para a consolidação do conhecimento sobre a mulher e relações de gênero e feminismo.

3.Qualificar docentes pesquisadores e técnicos para o desenvolvimento de projeto de pesquisa, programas de desenvolvimento social e na elaboração e implementação de políticas públicas para mulheres, na perspectiva de gênero

 

CREDITAÇÃO E TITULAÇÃO:

Para a obtenção do título de MESTRE em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, os (as) alunos(as) deverão integralizar um total de 42 créditos distribuídos em Disciplinas e Atividades Curriculares obrigatórias; disciplinas optativas  e Dissertação com argüição pública. O programa estabelece um prazo de 02 anos para a conclusão.


Para a obtenção do título de DOUTOR(A) em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, os (as) alunos(as) deverão integralizar um total de 84 créditos em Disciplinas e Atividades Curriculares obrigatórias; Disciplinas optativas e Tese com argüição pública. O programa estabelece um prazo de 04 anos para a conclusão.
 
 Nº DE VAGAS:
 Mestrado: 10 (dez)
 Doutorado: 05 (cinco)
 

 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO /LINHAS DE PESQUISA:

 Área de concentração: Mulheres, Gênero e Feminismo

 Linhas de Pesquisa:

a) Gênero, Identidade e Cultura 

b) Gênero, Saúde e Trabalho

c) Gênero, Poder e Políticas Públicas.

 
CRONOGRAMA DE SELEÇÃO DO MESTRADO(M) E DOUTORADO (D)
1)Inscrição: 01 a 14 de novembro

2)Exame(s) de proficiência: 03 de dezembro

3)Exame escrito (M/D) 07 de dezembro

4)Entrevista : 11 a 14 de dezembro   
 
Resultado: 21 de dezembro
O resultado será divulgado exclusivamente on-line
 
DOCUMENTOS EXIGIDOS NA INSCRIÇÃO:

§ Requerimento de Inscrição preenchido e assinado

§  01 cópia do "Curriculum Vittae” no formato LATTES, com no máximo 10 páginas, com comprovantes; (M/D)

§  01 foto 3×4 (recente); (M/D)

§  Carta de Apresentação da Instituição de trabalho (se for o caso), assegurando o afastamento do(a) candidato(a) nos horários que compreendem as atividades do curso; (M/D)

§  Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$30,00(trinta reais) para o mestrado e R$40,00 (quarenta reais) para o doutorado. O boleto bancário está disponível em www.sgc.ufba.br (M/D)

§  Carta de apresentação do(a) candidato(a) dirigida à Coordenação do Programa (D)

§  03 cópias do projeto  de pesquisa (sem identificação) (M/D)

§  01 Plano de Estudos para o período de 04 anos (D)

§  Certificado de aprovação nas Provas de proficiência em línguas estrangeiras por órgão oficial (válido por 2 anos, data-limite: 16/11/2007). Dispensável para candidatas(os) que se submeteram à proficiência neste Programa e que foram aprovados em 2007. (M/D)

01 Cópia autenticada dos documentos abaixo relacionados:

§  Cédula de Identidade; CPF; Titulo de eleitor (somente para brasileiros natos ou naturalizados); prova de quitação com o serviço militar (somente para brasileiros natos ou naturalizados do sexo masculino);(M/D)

§  Histórico escolar do curso de graduação ; (M/D)

§  Diploma de graduação ou declaração de conclusão autenticada; (M/D)

§  Diploma de Mestrado (D)

Instruções para a Entrega dos Documentos (M/D)
Os documentos deverão ser encadernados ou grampeados em 01 (uma) via, organizados na ordem apresentada acima. As 03 cópias do projeto de pesquisa sem identificação, não deverão estar encadernadas. Todos estes documentos deverão ser entregues em envelope lacrado com identificação da(o) candidata(o) e do curso pretendido: mestrado ou doutorado.

A documentação não será conferida pela Secretaria, sendo de inteira responsabilidade da(o) candidata(o) a entrega de todos os documentos exigidos e na ordem solicitada. Os documentos enviados por Sedex deverão ser postados até o dia 15/11/07.

§   Obs.: As(Os) candidatas(os) NÃO SELECIONADOS, deverão retirar a documentação ATÉ QUINZE DIAS após o término da matrícula, quando os mesmos serão inutilizados;

 
SELEÇÃO DAS(OS) CANDIDATAS(OS)AO MESTRADO 
 
A seleção será realizada através de:

§ Prova escrita de proficiência em língua inglesa (classificatória)

§ Exame escrito (eliminatório) A aprovação será com nota igual ou superior a 7,0 (sete)

§ Avaliação do projeto de pesquisa

Especificações: mínimo 10 e no máximo 15 páginas (fonte Times New Roman nº 12, espaço 1,5) contendo os seguintes itens: a) capa: com o título da pesquisa; b) introdução: justificativas com a relevância do estudo e os objetivos c) Revisão da literatura; d) metodologia; e) referências.

§ Entrevista

§ Avaliação de histórico escolar

Será aprovada(o) a(o) aluna(o) que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete)

 
SELEÇÃO DAS(OS) CANDIDATAS(OS)AO DOUTORADO:

§ Exame escrito (eliminatório)

§ Ante-projeto de Tese com, no mínimo 15 e no máximo 20 páginas (fonte times new roman nº 12, espaço 1,5) contendo os seguintes itens: a) capa com o título da pesquisa; b) introdução: justificativas com a relevância do estudo. Objetivos c) contextualização teórica do objeto de estudo, d) metodologia; e)referências.

§ Entrevista

§ Avaliação de histórico escolar, cartas de recomendação e de intenções.

§ Prova escrita de proficiência em inglês

§ Prova escrita de proficiência em francês alemão e ou italiano

Todos os itens têm caráter eliminatório. Média de aprovação: igual ou superior a Sete

 
EXAME DE PROFICIÊNCIA

Para a realização das provas consulte www.fundacaoadm.org.br

 
MATRÍCULA DAS(OS) APROVADAS(OS):
A matrícula deverá ser efetuada, pessoalmente ou por procuração legal, através de requerimento oficial a Coordenação do Colegiado do PPGENF, devidamente assinado pelo aluno e seu orientador provisório.
Período de matrícula:
Início das aulas: fevereiro de 2008.



LISTA DE TEMAS E INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA O EXAME ESCRITO (M/D)
 

1.Feminismo(s) na História

2.Teorias Feministas Contemporâneas

3.Gênero e História

4.Conceituando Gênero

5.Gênero na Dinâmica das Relações Sociais

 
Indicação de Bibliografia:

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Fatos e Mitos. Trad. de Sério Milliet ,7ª ed. Rio de janeiro Ed. Nova Fronteira, 1980. 309 p. Volume 1.

COSTA, Ana Alice Alcantara. “O movimento Feminista no Brasil: dinâmicas de uma intervenção política”. Niterói. Revista Gênero.v.5, n.2 p.9-35. 1º Sem 2005.

CRENSHAW, Kimberlé. “Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero”. Revista Estudos Feministas, Vol.10, N.1, p.171-188. 2002

ENGELS, Frederich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Tradução de José Silveira Paes. 5. ed. São Paulo: Global, 1984. cap I e II

FLAX, Jane. “Pós-modernismo e as relações de gênero na teoria feminista.” In: H. Buarque de Hollanda (org.), Pós-Modernismo e Política, Rio de Janeiro: Rocco, 1991, pp.:217-250.

FRANCHETTO, Bruna et allii, “Antropologia e Feminismo”. In:________ (orgs.), Perspectivas Antropológicas da Mulher, 1, Rio de Janeiro: Zahar, 1981:11-47.

KOFES, Suely. “Categorias analítica e empírica: Gênero e mulher: disjunções, conjunções e mediações”. Revista Pagu, No.1, 1993:19-30.

MEAD, Margareth. Sexo e temperamento. São Paulo: Perspectiva, 1969

MOUFFE, Chantal. O regressso do político. Lisboa: Gradiva. 1993 (Cap. 5 – Feminismo, cidadania e política democrática radical). Pp.: 101- 120 Também na Revista Estudos Feministas. (Nº1/ , Vol. 4). Rio de Janeiro: CIEC. 1994.Pp.: 101-120

 

NYE, Andrea. Teoria feminista e as filosofias do homem.  Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos. 1995  ( Cap. 2 – Liberté, Égalité et Fraternité: Liberalismo e Direitos das mulheres no século XIX.). Pp.:  18-47.

 

ROSALDO, Michelle, LAMPHERE, Louise (orgs.). A Mulher, a Cultura e a Sociedade, 1979.

RUBIN, Gayle. “The Traffic in Women: Notes on the ‘political economy’ of sex.” In: R. Reiter (ed.), Toward an Anthropology of Women, New York: Monthly Review Press, 1975, pp.:157-210. [ Traduzido para o português e publicado por SOS Corpo e Cidadania]

SAFFIOTI, Heleieth, “Rearticulando Gênero e Classe.” In: Costa, A . O & Bruschini, C. (orgs.), Uma Questão de Gênero, Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; São Paulo: Fund. Carlos Chagas, 1992, pp.:183-215.

SARDENBERG, Cecilia Maria Bacellar, "Da Crítica Feminista à Ciência. Uma Ciência Feminista?". In: COSTA, Ana Alice Alcântara & SARDENBERG, Cecilia Maria Bacellar (Orgs.) Feminismo, Ciência e Tecnologia, Salvador: Coleção Bahianas, 2002.

 

SCOTT, Joan Wallach. Préfacio a “Gender and Polítics of history”. Cadernos Pagu, Nº 3, 1994,  Campinas/SP. p.11-27

 

 

___________________ Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Recife:SOS Corpo, 1995.

 

SORJ, Bila. “O Feminismo na encruzilhada da modernidade e pós-modernidade.” In: Costa A . O & Bruschini, C. (orgs.), Uma Questão de Gênero, Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; São Paulo: Fund. Carlos Chagas, 1992, pp.:15-23.

STOLCKE, Verena. Es el sexo para el género lo que la raza para la etnicidade…y la naturaleza para la sociedad? México. Universidad Autônoma Metropolitana – Xochimilco. Política y Cultura n.14, p.25-60, 2000

VARGAS, Virginia. Una reflexión feminista de la ciudadania. Revista Estudos Feministas. V. 8, n 2. p. 170-190. 2000.

 

 

 

Mais Notícias

Estrada de São Lázaro, 197 - Federação. Salvador, Bahia, BRASIL. Telefax: 55-71-3237-8239. E-mail: neim@ufba.br
CréditosLogin