Desde sua criação do NEIM, sua equipe tem dado uma atenção especial a área de pesquisa como principal instrumento na criação de conhecimento. Estas pesquisas articuladas sobre a grande temática “A mulher na sociedade baiana” têm buscado, produzir um saber sobre as relações de gênero na Bahia, as mulheres, sua condição, sua história, suas especificidades, dando visibilidade as baianas enquanto sujeitos históricos e atuantes. Para garantir um maior entrosamento entre a pesquisa e as atividades de ensino, os interesses e propostas de investigação do corpo docente e pesquisadoras, estão articuladas em três grandes linhas de pesquisa, quais sejam:
Gênero, Alteridades e Desigualdades
[+]
Gênero, Alteridades e Desigualdades
[-]
Recobrindo ampla área de interesse, esta linha de pesquisa reúne investigações empíricas e reflexões teóricas, numa perspectiva feminista, sobre produção e expressões de gênero na sua diversidade, voltando-se para a análise das relações, sociabilidades, lugares, instâncias e significados em que elas se forjam e se transformam no espaço e no tempo. Dedica-se à análise da dinâmica das relações sociais, ou seja, das suas várias intersecções, seus efeitos e os contextos específicos nos quais elas têm lugar, debruçando-se sobre parâmetros teórico-metodológicos para uma reflexão sobre a diferenciação/articulação dos marcadores sociais de gênero/sexo, idade/geração, raça/etnia, sexualidade/orientação sexual e classe nas sociedades capitalistas, com ênfase na análise da sociedade brasileira.
Gênero, Arte e Cultura
[+]
Gênero, Arte e Cultura
[-]
Procura observar as relações da cultura em suas diversas linguagens e da ciência com estruturas sociais de poder, as formas de construção de estratégias culturais, de produção do conhecimento e artística que deslocam as posições de poder e seus efeitos nas expressões de gênero e outros marcadores sociais.
Gênero, Ciência e Educação
[+]
Gênero, Ciência e Educação
[-]
A linha congrega estudos que analisam as relações de gênero nos espaços acadêmicos e no meio científico em geral. Analisa ainda a própria produção do conhecimento nas diferentes áreas, em seus aspectos epistemológicos e metodológicos à luz do pensamento feminista e os impactos da Ciência e Tecnologia na vida das mulheres. Os estudos articulam saberes nas áreas da Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, em estrita relação com a Educação; em especial com as Teorias de Currículo, História e Filosofia da Educação, com ênfase na perspectiva de gênero.
Gênero, Poder e Políticas Públicas
[+]
Gênero, Poder e Políticas Públicas
[-]
As atividades dessa linha de pesquisa têm por objetivo entender como, a partir das relações de gênero, podemos vivenciar, reproduzir, contestar ou subverter o poder. Para tal, entendemos o poder como algo mais do que um conjunto de aparelhos e instituições que garantem a sujeição dos indivíduos ao Estado ou meramente um sistema de dominação exercido por uma classe sobre a outra ou até mesmo como uma certa capacidade que alguém possua. Nessa perspectiva interessa ver como as relações de gênero perpassam o Estado, o governo e as outras instituições e praticas políticas, através de práticas educativas, culturais, das relações econômicas e/ou sexuais e quais os mecanismos de transformação e resistência lançado mão pelas mulheres, e aí o feminismo, as novas institucionalidades democráticas e as políticas públicas.