No âmbito acadêmico, o NEIM tem estimulado o crescente interesse de estudantes pela análise das questões de gênero e condição feminina na sociedade e na história. Nesse sentido, tem colaborado, efetivamente, ministrando cursos em nível de graduação e pós-graduação através dos departamentos de Ciência Política, Antropologia, Sociologia e História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, bem como nos Cursos do Instituto de Letras, Escola de Enfermagem e Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Junta-se a esse esforço a criação, em 2005, do programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM). Para o público externo à UFBa têm sido oferecidos inúmeros cursos, dentre os quais se destacam:
Cursos de Educação a Distancia
Cursos de Educação a Distancia
- Curso de Formação para professores Gênero e Diversidade na Escola
O curso Gênero e Diversidade na Escola visa à formação de professores(as) nas temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. A abordagem articulada das temáticas propostas tem como objetivo disseminar práticas pedagógicas de enfrentamento ao preconceito e à discriminação desencadeando ações que visem educar a sociedade para o respeito e a valorização da diversidade e para o combate à discriminação.
O Curso Gênero e Diversidade na Escola nasceu de uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e do Conselho Britânico em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI-MEC), a Secretaria de Ensino a Distância (SEED-MEC), a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e o Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), além das secretarias de educação, as coordenadorias da mulher e os movimentos sociais dos estados e dos municípios participantes.
O Curso Gênero e Diversidade na Escola integra a orientação geral do governo federal, que a partir de 2003, criou secretarias voltadas para o reconhecimento da diversidade, a promoção da igualdade e o enfrentamento do preconceito e de todas as formas de discriminação.
Na Bahia o curso de Gênero e Diversidade na Escola está sendo ofertado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através de polos da Universidade Aberta do Brasil
O curso de Gênero e Diversidade na escola tem duração de seis meses. No total são 200h divididas em cinco módulos com seus respectivos temas:
MÓDULO 1 – Diversidade
Neste Módulo pretendemos ampliar o olhar sobre a riqueza da diversidade do Brasil, explicitando que falar de diversidade não é falar apenas de um “outro” ou “outra” distante e exótico/a aos nossos olhos. Falar de diversidade é falar de nós mesmos/as, da nossa relação com aqueles e aquelas que são diferentes de nós. Sendo assim, é foco deste Módulo refletir o quanto a diferença e a diversidade podem servir para distinguir os grupos, para separar, para discriminar ou segregar. Em coerência com os objetivos e com o nome do curso, “Gênero e Diversidade na Escola”, estudaremos várias correlações entre gênero e sexualidade, gênero e orientação sexual, gênero e etnia, gênero e relações raciais, perpassando, sempre, pelas relações que se dão dentro da escola.
MÓDULO 2 – Gênero
Neste Módulo, estudaremos o conceito de gênero, que é uma ferramenta importante para o conhecimento do mundo social, e iremos refletir sobre as diferenças de gênero existentes em nossa sociedade e como elas incidem em diversas áreas, tais como na socialização infantil e adolescente; nas escolhas que homens e mulheres fazem ao longo da vida, desde a profissão até a vida sexual-afetiva; na construção da identidade social de cada indivíduo e de grupos; e na organização do cotidiano nas diversas esferas: família, escola, mercado de trabalho, vida social e política.
Unidade 1 – Gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social
Unidade 2 – A importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero Unidade 3 – Gênero no cotidiano escolar
MÓDULO 3 – Sexualidade e Orientação Sexual
Sexualidade é um assunto tanto pessoal quanto político. Nesta Unidade desenvolveremos e discutiremos algumas das questões e das implicações dessa concepção, apresentando o contexto histórico e social da regulação pública da sexualidade e explorando as relações entre a sexualidade e o exercício da cidadania.
As diferentes situações de preconceito e discriminação vivenciadas por homens e mulheres em função de suas identidades de gênero e de suas orientações sexuais serão apresentadas a partir do cruzamento das categorias de gênero e orientação sexual, de uma reflexão sobre os direitos relativos à sexualidade e de um rápido panorama sobre as mobilizações e a organização do movimento no Brasil de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT). E ainda: Como a sexualidade se relaciona com a constituição de famílias? Como a família nuclear heterossexual transformou-se em modelo ideal de família? Por que algumas manifestações da sexualidade são vistas como legítimas para a constituição de famílias e outras não? O que se diz sobre as famílias formadas por casais de mesmo gênero? Como estes valores incidem na formação de crianças e adolescentes no âmbito educativo formal?
Pessoas podem ter seus direitos não reconhecidos por motivos que envolvam a sexualidade e suas identidades sexuais? Qual o papel da escola na promoção dos direitos sexuais das pessoas? Como a escola pode se transformar num ambiente mais livre, seguro e formador de cidadania, promovendo de fato a inclusão de todas as expressões da sexualidade?
Unidade 1 – Sexualidade: dimensão conceitual, diversidade, discriminação
Unidade 2 – Sexualidade, Direitos e Educação
Unidade 3 – Sexualidade no cotidiano escolar
MÓDULO 4 – Relações Étnico-raciais
Neste Módulo abordaremos os conceitos de raça, etnicidade, racismo, bem como suas combinações com as desigualdades de gênero e por orientação sexual. Esses conceitos têm seu campo semântico específico, espacial e temporal, e servirão, no decorrer de nosso trabalho, para operacionalizar o pensamento. O credo universalista que afirma a igualdade entre todos os indivíduos acaba por fomentar a invisibilidade e a consequente naturalização das desigualdades. Essa dinâmica permite a reprodução de privilégios históricos, geradores de formas desiguais de acesso a emprego, educação, saúde, enfim, ao próprio exercício pleno de cidadania. A naturalização é, assim, um importante mecanismo que permite a conciliação de princípios opostos e aloca na natureza (seja com base na raça, no gênero ou na orientação sexual) a explicação da desigualdade social.
Unidade 1 – Construção Histórica do Racismo
Unidade 2 – Desigualdade Racial
Unidade 3 – Igualdade étnico-racial também se aprende na escola
MÓDULO 5 – Avaliação
A avaliação do curso, apesar de ter um módulo específico para ela, será processual ocorrendo ao longo do curso. A riqueza de conhecimento acontece ao longo das aulas, nas trocas feitas em momentos presenciais e virtuais (fóruns, diários, mensagens e leituras realizadas). Certamente, a partir dessa experiência, você adquirirá conhecimentos para poder agir reconhecendo e valorizando a diversidade em sua sala de aula.
Lembrando que o curso tem carga horária total de 200 horas, sendo 24 delas presenciais e 176 horas de ensino on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem, estando estruturado em cinco módulos, subdivididos em Unidades, que serão oferecidos de acordo com o seguinte cronograma:
Aula presencial (inaugural) 08h
Diversidade 24h
Gênero 40h
Aula presencial 08h
Sexualidade e Orientação Sexual 40h
Relações Étnico-raciais 40h
Aula presencial 08h
Avaliação (trabalho final) 32h
TOTAL
200h
O/A cursista deverá ter uma disponibilidade de 2 horas diárias para realizar as atividades previstas para o curso.
Mais informações através do endereço: http://http://gppgerneim.blogspot.com.br/
Coordenadora geral: Iole Macedo Vanin
Coordenadora Pedagógica: Clarice Pinheiro
- Curso de Extensão em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GER)
O curso de Extensão em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GER) realizado na modalidade de Educação a distancia, têm como objetivo geral instrumentalizar os(as) participantes para intervenção no processo de concepção, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação dos programas e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas.
A proposta é formar profissionais de nível médio, aptos(as) a atuar no processo de elaboração, aplicação, monitoramento e avaliação de projetos e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas. A meta é que a Administração Pública desenvolva instrumentos para transformar a preocupação com a equidade de gênero e raça em ações permanentes e sistêmicas incorporadas à agenda pública.
O curso está dirigido a servidores/as dos três níveis da administração pública, integrantes dos Conselhos de Direitos da Mulher, dos Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, dos Conselhos de Juventude e às/aos dirigentes de organismos não-governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade étnico racial.
Este curso é resultado do convênio com o Ministério da Educação e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (MEC/SECADI), através da Universidade Aberta do Brasil/UFBA. Este curso é uma iniciativa conjunta com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR) e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres . Na Bahia, contam com a parceria da Secretaria de Política para Mulheres e Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado
O curso tem uma carga horária de 3OO horas-aula, dividido nos seguintes cinco módulos:
1 – Políticas Públicas e Promoção da Igualdade:
a) Objetivo da Política Pública (governo, sociedade civil)
b) Diversidade e Igualdade
c) Universalidade e ações afirmativas
2 – Políticas Públicas e Gênero:
a) Gênero, sexualidade e sexo
b) Gênero e Hierarquia social
c) Desigualdade de Gênero (Desenvolvimento e pobreza, Demografia/Saúde, Educação, Trabalho, Política, Violência)
d) Movimento de Mulheres
3 – Políticas Públicas e Raça:
a) Raça, etnia e racismo: um percurso histórico e antropológico
b) “Raça e suas Metamorfoses Teórico/Políticas no Campo das relações Raciais no Brasil
c) Principais características das desigualdades raciais no Brasil
d) Movimento negro e a construção do anti-racismo no Brasil
4 – Estado e Sociedade:
a) Estado, sociedade e cidadania (laicidade)
b)Direito Público (questões jurídicas das ações afirmativas, direitos do cidadão)
c) Políticas públicas, ações afirmativas e raça (sistema público de informação, quesito cor, raça e etnia)
d) Políticas públicas, ações afirmativas e gênero
5 – Gestão Pública:
a) Princípios e conceitos de Interseccionalidade, Intersetorialidade e Transversalidade
b) Equidade de Gênero e Raça na Cultura Organizacional
c) Planejamento governamental e Orçamento Público com enfoque de Gênero e Raça
d) Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos
PARA MAIORES INFORMAÇÕES VER: http://gppgerneim.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html
email gppger.neim@ufba.br
Coordenação geral: Marcia Macedo
Coordenação de Tutores: Alexnaldo Rodrigues
- Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GER)
O curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GER) realizado na modalidade de Educação a distancia, têm como objetivo geral instrumentalizar os(as) participantes para intervenção no processo de concepção, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação dos programas e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas.
A proposta é formar profissionais aptos(as) a atuar no processo de elaboração, aplicação, monitoramento e avaliação de projetos e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas. A meta é que a Administração Pública desenvolva instrumentos para transformar a preocupação com a equidade de gênero e raça em ações permanentes e sistêmicas incorporadas à agenda pública.
O curso está dirigido a servidores/as dos três níveis da administração pública, integrantes dos Conselhos de Direitos da Mulher, dos Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, dos Conselhos de Juventude e às/aos dirigentes de organismos não-governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade étnico racial.
Este curso é resultado do convênio com o Ministério da Educação e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (MEC/SECADI), através da Universidade Aberta do Brasil/UFBA. Este curso é uma iniciativa conjunta com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR) e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres . Na Bahia, contam com a parceria da Secretaria de Política para Mulheres e Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado
Conteúdo:
O curso está dividido nos seguintes seis módulos:
1 – Políticas Públicas e Promoção da Igualdade:
a) Objetivo da Política Pública (governo, sociedade civil)
b) Diversidade e Igualdade
c) Universalidade e ações afirmativas
2 – Políticas Públicas e Gênero:
a) Gênero, sexualidade e sexo
b) Gênero e Hierarquia social
c) Desigualdade de Gênero (Desenvolvimento e pobreza, Demografia/Saúde, Educação, Trabalho, Política, Violência)
d) Movimento de Mulheres
3 – Políticas Públicas e Raça:
a) Raça, etnia e racismo: um percurso histórico e antropológico
b) “Raça e suas Metamorfoses Teórico/Políticas no Campo das relações Raciais no Brasil
c) Principais características das desigualdades raciais no Brasil
d) Movimento negro e a construção do anti-racismo no Brasil
4 – Estado e Sociedade:
a) Estado, sociedade e cidadania (laicidade)
b)Direito Público (questões jurídicas das ações afirmativas, direitos do cidadão)
c) Políticas públicas, ações afirmativas e raça (sistema público de informação, quesito cor, raça e etnia)
d) Políticas públicas, ações afirmativas e gênero
5 – Gestão Pública:
a) Princípios e conceitos de Interseccionalidade, Intersetorialidade e Transversalidade
b) Equidade de Gênero e Raça na Cultura Organizacional
c) Planejamento governamental e Orçamento Público com enfoque de Gênero e Raça
d) Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos
6 – Metodologia de Pesquisa e TCC (Trabalho de conclusão de Curso)
PARA MAIORES INFORMAÇÕES VER: http://gppgerneim.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html
email gpgeres.neim@ufba.br
Coordenação geral: Ana Alice Costa
Coordenação de Tutores: Eulália Azevedo
Cursos Regulares
Cursos Regulares
- Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo – PPGNEIM
Programa com mestrado e doutorado, oferecido pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher.
Objetivos
· Formar docentes e pesquisadoras(es) para atuarem no ensino de graduação e pós graduação das instituições de ensino superior e pesquisa a partir do instrumental teórico- metodológico dos estudos de gênero e da teoria feminista;· Contribuir para a ampliação e consolidação do conhecimento sobre as mulheres, relações de gênero e feminismo;
· Capacitar docentes e pesquisadoras(es) para utilização de metodologias de gênero em estudos e nas práticas sociais relacionadas à mulher.
· Qualificar docentes pesquisadores e técnicos para o desenvolvimento de projeto de pesquisa, programas de desenvolvimento social e na elaboração e implementação de políticas públicas para mulheres, na perspectiva de gênero.
Para maiores informações, acesse o site do PPGNEIM.
email: ppgneim@ufba.br
Coordenação: Profa. Iole Vanin
- Bacharelado em Gênero e Diversidade
O que é
O Curso Bacharelado em Gênero e Diversidade, proposto pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA), foi aprovado em 2008 no intuito de contribuir para a construção de alternativas de empoderamento de grupos sociais discriminados – por fatores como gênero, raça/etnia, idade/geração, classe, orientação sexual, etc. – necessárias para o desenvolvimento nacional e regional baseadas na equidade, cidadania e auto-sustentabilidade.
Visa atender a uma demanda por profissionais especializadas(os) na área de Gênero e Diversidade gerada pela multiplicação de secretarias e outros organismos públicos específicas para as questões das mulheres e promoção da igualdade racial, tanto nos estados quanto nos municípios. Também visa atender a demanda por parte das empresas que assumem compromisso na área de responsabilidade social e entre organizações do terceiro setor (Fundações, ONG’s, Entidades Filantrópicas, Sindicatos, Cooperativas, Partidos, e outras).
Habilitação – Bacharelado
Número de Vagas: 50
Turno – noturno
Carga horária total – 2.920 h
Duração – mínimo 07 semestres/ máximo 14 semestres.
A/O PROFISSIONAL:
A/O Bacharel em Estudos de Gênero e Diversidade poderá desenvolver as seguintes funções:
* Formulação, planejamento, avaliação e execução de políticas públicas;
* Realização de pesquisas e estudos;
* Administrar projetos sociais junto a públicos alvo;
* Assessorar projetos, ações e atividades em torno da meta da equidade;
* Integrar equipes técnicas ou de estudos com a função de realizar a transversalização de Gênero e Diversidade.CONTATO:
Coordenação do Colegiado: Profa. Marcia Macedo
E-mail: generoediversidade@ufba.br
Cursos de Extensão
Cursos de Extensão
- Curso de Formação para professores Gênero e Diversidade na Escola
O curso Gênero e Diversidade na Escola visa à formação de professores(as) nas temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. A abordagem articulada das temáticas propostas tem como objetivo disseminar práticas pedagógicas de enfrentamento ao preconceito e à discriminação desencadeando ações que visem educar a sociedade para o respeito e a valorização da diversidade e para o combate à discriminação.
O Curso Gênero e Diversidade na Escola nasceu de uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e do Conselho Britânico em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI-MEC), a Secretaria de Ensino a Distância (SEED-MEC), a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e o Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), além das secretarias de educação, as coordenadorias da mulher e os movimentos sociais dos estados e dos municípios participantes.
O Curso Gênero e Diversidade na Escola integra a orientação geral do governo federal, que a partir de 2003, criou secretarias voltadas para o reconhecimento da diversidade, a promoção da igualdade e o enfrentamento do preconceito e de todas as formas de discriminação.
Na Bahia o curso de Gênero e Diversidade na Escola está sendo ofertado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através de polos da Universidade Aberta do Brasil
O curso de Gênero e Diversidade na escola tem duração de seis meses. No total são 200h divididas em cinco módulos com seus respectivos temas:
MÓDULO 1 – Diversidade
Neste Módulo pretendemos ampliar o olhar sobre a riqueza da diversidade do Brasil, explicitando que falar de diversidade não é falar apenas de um “outro” ou “outra” distante e exótico/a aos nossos olhos. Falar de diversidade é falar de nós mesmos/as, da nossa relação com aqueles e aquelas que são diferentes de nós. Sendo assim, é foco deste Módulo refletir o quanto a diferença e a diversidade podem servir para distinguir os grupos, para separar, para discriminar ou segregar. Em coerência com os objetivos e com o nome do curso, “Gênero e Diversidade na Escola”, estudaremos várias correlações entre gênero e sexualidade, gênero e orientação sexual, gênero e etnia, gênero e relações raciais, perpassando, sempre, pelas relações que se dão dentro da escola.
MÓDULO 2 – Gênero
Neste Módulo, estudaremos o conceito de gênero, que é uma ferramenta importante para o conhecimento do mundo social, e iremos refletir sobre as diferenças de gênero existentes em nossa sociedade e como elas incidem em diversas áreas, tais como na socialização infantil e adolescente; nas escolhas que homens e mulheres fazem ao longo da vida, desde a profissão até a vida sexual-afetiva; na construção da identidade social de cada indivíduo e de grupos; e na organização do cotidiano nas diversas esferas: família, escola, mercado de trabalho, vida social e política.
Unidade 1 – Gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social
Unidade 2 – A importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero Unidade 3 – Gênero no cotidiano escolar
MÓDULO 3 – Sexualidade e Orientação Sexual
Sexualidade é um assunto tanto pessoal quanto político. Nesta Unidade desenvolveremos e discutiremos algumas das questões e das implicações dessa concepção, apresentando o contexto histórico e social da regulação pública da sexualidade e explorando as relações entre a sexualidade e o exercício da cidadania.
As diferentes situações de preconceito e discriminação vivenciadas por homens e mulheres em função de suas identidades de gênero e de suas orientações sexuais serão apresentadas a partir do cruzamento das categorias de gênero e orientação sexual, de uma reflexão sobre os direitos relativos à sexualidade e de um rápido panorama sobre as mobilizações e a organização do movimento no Brasil de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT). E ainda: Como a sexualidade se relaciona com a constituição de famílias? Como a família nuclear heterossexual transformou-se em modelo ideal de família? Por que algumas manifestações da sexualidade são vistas como legítimas para a constituição de famílias e outras não? O que se diz sobre as famílias formadas por casais de mesmo gênero? Como estes valores incidem na formação de crianças e adolescentes no âmbito educativo formal?
Pessoas podem ter seus direitos não reconhecidos por motivos que envolvam a sexualidade e suas identidades sexuais? Qual o papel da escola na promoção dos direitos sexuais das pessoas? Como a escola pode se transformar num ambiente mais livre, seguro e formador de cidadania, promovendo de fato a inclusão de todas as expressões da sexualidade?
Unidade 1 – Sexualidade: dimensão conceitual, diversidade, discriminação
Unidade 2 – Sexualidade, Direitos e Educação
Unidade 3 – Sexualidade no cotidiano escolar
MÓDULO 4 – Relações Étnico-raciais
Neste Módulo abordaremos os conceitos de raça, etnicidade, racismo, bem como suas combinações com as desigualdades de gênero e por orientação sexual. Esses conceitos têm seu campo semântico específico, espacial e temporal, e servirão, no decorrer de nosso trabalho, para operacionalizar o pensamento. O credo universalista que afirma a igualdade entre todos os indivíduos acaba por fomentar a invisibilidade e a consequente naturalização das desigualdades. Essa dinâmica permite a reprodução de privilégios históricos, geradores de formas desiguais de acesso a emprego, educação, saúde, enfim, ao próprio exercício pleno de cidadania. A naturalização é, assim, um importante mecanismo que permite a conciliação de princípios opostos e aloca na natureza (seja com base na raça, no gênero ou na orientação sexual) a explicação da desigualdade social.
Unidade 1 – Construção Histórica do Racismo
Unidade 2 – Desigualdade Racial
Unidade 3 – Igualdade étnico-racial também se aprende na escola
MÓDULO 5 – Avaliação
A avaliação do curso, apesar de ter um módulo específico para ela, será processual ocorrendo ao longo do curso. A riqueza de conhecimento acontece ao longo das aulas, nas trocas feitas em momentos presenciais e virtuais (fóruns, diários, mensagens e leituras realizadas). Certamente, a partir dessa experiência, você adquirirá conhecimentos para poder agir reconhecendo e valorizando a diversidade em sua sala de aula.
Lembrando que o curso tem carga horária total de 200 horas, sendo 24 delas presenciais e 176 horas de ensino on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem, estando estruturado em cinco módulos, subdivididos em Unidades, que serão oferecidos de acordo com o seguinte cronograma:
Aula presencial (inaugural) 08h
Diversidade 24h
Gênero 40h
Aula presencial 08h
Sexualidade e Orientação Sexual 40h
Relações Étnico-raciais 40h
Aula presencial 08h
Avaliação (trabalho final) 32h
TOTAL
200h
O/A cursista deverá ter uma disponibilidade de 2 horas diárias para realizar as atividades previstas para o curso.
Mais informações através do endereço: http://http://gppgerneim.blogspot.com.br/
Coordenadora geral: Iole Macedo Vanin
Coordenadora Pedagógica: Clarice Pinheiro
- Curso de Extensão em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GER)
O curso de Extensão em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GER) realizado na modalidade de Educação a distancia, têm como objetivo geral instrumentalizar os(as) participantes para intervenção no processo de concepção, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação dos programas e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas.
A proposta é formar profissionais de nível médio, aptos(as) a atuar no processo de elaboração, aplicação, monitoramento e avaliação de projetos e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas. A meta é que a Administração Pública desenvolva instrumentos para transformar a preocupação com a equidade de gênero e raça em ações permanentes e sistêmicas incorporadas à agenda pública.
O curso está dirigido a servidores/as dos três níveis da administração pública, integrantes dos Conselhos de Direitos da Mulher, dos Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, dos Conselhos de Juventude e às/aos dirigentes de organismos não-governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade étnico racial.
Este curso é resultado do convênio com o Ministério da Educação e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (MEC/SECADI), através da Universidade Aberta do Brasil/UFBA. Este curso é uma iniciativa conjunta com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR) e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres . Na Bahia, contam com a parceria da Secretaria de Política para Mulheres e Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado
O curso tem uma carga horária de 3OO horas-aula, dividido nos seguintes cinco módulos:
1 – Políticas Públicas e Promoção da Igualdade:
a) Objetivo da Política Pública (governo, sociedade civil)
b) Diversidade e Igualdade
c) Universalidade e ações afirmativas
2 – Políticas Públicas e Gênero:
a) Gênero, sexualidade e sexo
b) Gênero e Hierarquia social
c) Desigualdade de Gênero (Desenvolvimento e pobreza, Demografia/Saúde, Educação, Trabalho, Política, Violência)
d) Movimento de Mulheres
3 – Políticas Públicas e Raça:
a) Raça, etnia e racismo: um percurso histórico e antropológico
b) “Raça e suas Metamorfoses Teórico/Políticas no Campo das relações Raciais no Brasil
c) Principais características das desigualdades raciais no Brasil
d) Movimento negro e a construção do anti-racismo no Brasil
4 – Estado e Sociedade:
a) Estado, sociedade e cidadania (laicidade)
b)Direito Público (questões jurídicas das ações afirmativas, direitos do cidadão)
c) Políticas públicas, ações afirmativas e raça (sistema público de informação, quesito cor, raça e etnia)
d) Políticas públicas, ações afirmativas e gênero
5 – Gestão Pública:
a) Princípios e conceitos de Interseccionalidade, Intersetorialidade e Transversalidade
b) Equidade de Gênero e Raça na Cultura Organizacional
c) Planejamento governamental e Orçamento Público com enfoque de Gênero e Raça
d) Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos
PARA MAIORES INFORMAÇÕES VER: http://gppgerneim.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html
email gppger.neim@ufba.br
Coordenação geral: Marcia Macedo
Coordenação de Tutores: Alexnaldo Rodrigues
- Programa de Sensibilização Gênero e Raça no combate a Violência nas Escolas
Cursos de formação de professores oferecidos a Rede pública do ensino, durante o ano de 2005, com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres. Foram sensibilizados cerca de 200 professores(as) nessa etapa.
- Programa de Formação em Gênero para a Equipe Técnica do Projeto Gavião
Ministrado para cerca de 40 profissionais responsáveis pelo desenvolvimento das ações de assistência técnica agrícola e organização comunitária (agrônomos, assistentes sociais e técnicos agrícolas) do Projeto de Desenvolvimento comunitário do Rio Gavião realizado pela CAR/Seplantec com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, perfazendo um total de 80 horas/aulas
- Programa de Capacitação em Gênero e Políticas Públicas para Gestores
Curso ministrado para a equipe técnica da Secretaria de Política para Mulheres da Prefeitura de Camaçari e outros técnicos municipais, durante o período de maio a setembro de 2005 perfazendo um total de 120 Horas-aulas.
- Cursos de metodologias em trabalho com mulheres (20 horas)
Oferecidos em 4 oportunidades para técnicos(as) e assessores(as) de organizações governamentais e não governamentais que trabalham com mulheres, formando em torno de 80 profissionais;
- Cursos de formação de monitores “Turismo Sexual, relações de gênero e tráfico internacional de mulheres”, (20 horas)
realizado com parte das ações do projeto CHAME entre os anos de 1998 a 2000. Foram realizados 21 cursos atingindo cerca de 585 voluntários;
- Curso de Sensibilização de Professores para uma Educação não Discriminadora.
Cursos de 8 horas/aulas ministrados em 13 municípios no período de outubro a dezembro de 1999, como parte das atividades do Projeto de Desenvolvimento Comunitário do Rio Gavião desenvolvido pela CAR/Seplantec, sensibilizando aproximadamente 700 mulheres.
- Curso de Multiplicadores na Formação de Gênero e Desenvolvimento.
Curso ministrado pela Dra. Dorine Plantenga (Co-diretora do Gender & Development Training Centre – G&DTC – Centro de Treinamento de Genero e Desenvolvimento, Haarlem, Holanda). Realizado com o apoio do DFID (governo Britânico). Participantes: 30 pesquisadoras
- Curso de introdução ao feminismo (20 horas)
Curso realizado anualmente, voltado para a formação de bolsistas PIBIC, estagiários(as) e voluntários(as) do NEIM e do GEM e demais interessados(as) na temática.
- Curso de formação para professores em gênero e outros temas transversais
ministrados para profesores(as) da rede publica e privada de ensino, perfazendo um total de 120 horas horas-aulas
- Curso de Formação e sensibilização de lideranças femininas da região do Rio Gavião
Cursos de 8 horas/aulas ministrados em 13 municípios no período de junho a agosto de 1999, como parte das atividades do Projeto de Desenvolvimento comunitário do Rio Gavião desenvolvido pela CAR/Seplantec, atingindo aproximadamente 600 mulheres.
- Curso de Capacitação em Gênero e Políticas de Atendimento as Mulheres Vítimas de Violência para Gestores e Agentes Sociais
Capacitação das Profissionais da Casa Abrigo Mulher Cidadã Salvador/BA, desenvolvido no primeiro semestre de 2005, com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, atendendo uma solicitação da Superintendente da Superintendência de Ação Social (SAS), Fátima Barbosa, da Secretaria de Trabalho e Ação Social (SETRAS).
- I Seminário de Atualização sobre Violência Contra a Mulher para Policiais
Curso com carga realizado em Julho/2002, através de uma parceria entre MUSA-ISC, e a ONG Cidadania, Estudos, Pesquisa, Informação e Ação – CEPIA, com a promoção do Ministério da Justiça (Plano Nacional de Segurança Publica) e Conselho Nacional, em colaboração com da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM (Governo da Bahia)
Total de participantes: 200 policiais.
Carga horária de 24 horas. - Seminários de sensibilização em Gênero
Ministrados para profissionais de organismos voltados para a promoção da mulher, perfazendo um total de 20 horas-aulas.
Estes cursos foram oferecidos para as equipes:* Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (setembro de 2002)
* Secretaria Estadual de Promoção da Mulher de Alagoas (outubro de 2002)
* Conselhos Estadual e Municipais do Estado de Alagoas (outubro de 2002)
Cursos de Especialização
Cursos de Especialização
- Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos (NEIM/SEAD/UFBA)
Coordenação: Profa. Darlane Silva Vieira AndradeVice-coordenação: Profa. Maise Caroline ZuccoSecretaria: Tiago Santiago
Área de atuação: Educação
Duração do curso: 18 meses (470 horas). Início em junho de 2017
Modalidade: à distância, tendo atividades desenvolvidas no MOODLE – UFBA, com encontros presenciais periódicos, em cada um dos polos regionais previsto no Edital do curso.
Programa Federal: Universidade Aberta do Brasil UAB/CAPES
Endereço: NEIM- Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher / FFCH/UFBA. Estrada de São Lázaro, 197 cep 40210-909
Telefone: (71) 32836462(das 10h às 15h)
Email: direitoshumanos.neim@gmail.com
Informações sobre processo seletivo: https://sead.ufba.br/
Polos da UAB:
- Camaçari
- Juazeiro
- Mundo Novo
Titulação após o curso: Especialista em Educação e Direitos Humanos.
O Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos, modalidade à distância, tem por objetivo contribuir com a formação continuada de docentes e outros profissionais da educação da rede pública (Educação Básica), fortalecendo a rede nacional de EDH e produzindo estratégias para o fortalecimento de uma cultura de equidade, justiça, dignidade e desenvolvimento. Especificamente, pretende:
(a)Colaborar com as estratégias de desenvolvimento da Ação nº 01 (formação em Direitos Humanos de professores/as das redes municipal e estadual de ensino), do Eixo “Educação Básica”, do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Estado da Bahia;
(b) Qualificar, consolidar e ampliar as ações de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia, com base nos princípios e valores dos Direitos Humanos;
(c) Ampliar o número de agentes detentores de conhecimento acerca das diretrizes, metas, estratégias e ações constantes no Plano Nacional de Direitos Humanos, no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, além do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Estado da Bahia;
(d) Auxiliar no processo de consolidação da temática Educação em Direitos Humanos nas diretrizes políticas, de gestão e na própria rotina escolar;
(e) Fomentar o desenvolvimento de ações e parcerias entre o público destinatário do curso e representações dos movimentos sociais e populares, contribuindo com uma ampliação de conhecimento e de estratégias de efetivação dos instrumentos de defesa e de garantia dos Direitos Humanos.
Perfil da/o egressa/o: Os/as egressos do Curso de Educação em Direitos Humanos, modalidade EDA, estarão aptos/as a atuar junto às redes de ensino, conselhos tutelares, órgãos públicos e organismos da sociedade civil, desmistificando construções socialmente consolidadas e imprimindo o reconhecimento positivo sobre a defesa dos direitos humanos como garantia da autonomia, liberdade e dignidade humana, sobretudo na promoção e monitoramento de políticas públicas.
- Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GER)
O curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GER) realizado na modalidade de Educação a distancia, têm como objetivo geral instrumentalizar os(as) participantes para intervenção no processo de concepção, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação dos programas e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas.
A proposta é formar profissionais aptos(as) a atuar no processo de elaboração, aplicação, monitoramento e avaliação de projetos e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas. A meta é que a Administração Pública desenvolva instrumentos para transformar a preocupação com a equidade de gênero e raça em ações permanentes e sistêmicas incorporadas à agenda pública.
O curso está dirigido a servidores/as dos três níveis da administração pública, integrantes dos Conselhos de Direitos da Mulher, dos Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, dos Conselhos de Juventude e às/aos dirigentes de organismos não-governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade étnico racial.
Este curso é resultado do convênio com o Ministério da Educação e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (MEC/SECADI), através da Universidade Aberta do Brasil/UFBA. Este curso é uma iniciativa conjunta com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR) e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres . Na Bahia, contam com a parceria da Secretaria de Política para Mulheres e Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado
Conteúdo:
O curso está dividido nos seguintes seis módulos:
1 – Políticas Públicas e Promoção da Igualdade:
a) Objetivo da Política Pública (governo, sociedade civil)
b) Diversidade e Igualdade
c) Universalidade e ações afirmativas
2 – Políticas Públicas e Gênero:
a) Gênero, sexualidade e sexo
b) Gênero e Hierarquia social
c) Desigualdade de Gênero (Desenvolvimento e pobreza, Demografia/Saúde, Educação, Trabalho, Política, Violência)
d) Movimento de Mulheres
3 – Políticas Públicas e Raça:
a) Raça, etnia e racismo: um percurso histórico e antropológico
b) “Raça e suas Metamorfoses Teórico/Políticas no Campo das relações Raciais no Brasil
c) Principais características das desigualdades raciais no Brasil
d) Movimento negro e a construção do anti-racismo no Brasil
4 – Estado e Sociedade:
a) Estado, sociedade e cidadania (laicidade)
b)Direito Público (questões jurídicas das ações afirmativas, direitos do cidadão)
c) Políticas públicas, ações afirmativas e raça (sistema público de informação, quesito cor, raça e etnia)
d) Políticas públicas, ações afirmativas e gênero
5 – Gestão Pública:
a) Princípios e conceitos de Interseccionalidade, Intersetorialidade e Transversalidade
b) Equidade de Gênero e Raça na Cultura Organizacional
c) Planejamento governamental e Orçamento Público com enfoque de Gênero e Raça
d) Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos
6 – Metodologia de Pesquisa e TCC (Trabalho de conclusão de Curso)
PARA MAIORES INFORMAÇÕES VER: http://gppgerneim.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html
email gpgeres.neim@ufba.br
Coordenação geral: Ana Alice Costa
Coordenação de Tutores: Eulália Azevedo
- Metodologias e Práticas de Ensino em Gênero
Oferecido anualmente entre 2004 e 2008, este curso tem por objetivo promover uma qualificação de professores, técnicos sociais ligados a ações de formação, capacitação e desenvolvimento social, para a utilização de metodologias e realização de uma prática educativa baseada na Pedagogia de Gênero. Idealizado e concretizado, numa perspectiva de interdisciplinaridade e transversalidade, ou seja, por meio do conceito de gênero, serão, também, trabalhados outros temas como sexualidade, raça/etnia, cidadania, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, entre outros que juntos formam o arcabouço teórico de uma prática pedagógica não discriminatória e de inclusão, voltada para o desenvolvimento do indivíduo.
Hoje o curso é oferecido não mais individualmente, mas para turmas fechadas. Podem contratar o serviço secretarias de governo, instituições públicas ou privadas.
Carga Horária: 420 hs
Disciplinas:
Fundamentos da Teoria de gênero
Gênero e Linguagem
Metodologia Científica
Gênero nas Ciências
Prática de Pesquisa (Monografia)
Gênero e políticas públicas: Educação
Tópicos Especiais de Gênero I
Tópicos Especiais de Gênero IIPara mais informações: espneim@ufba.br
- Gênero e Desenvolvimento Regional, com concentração em Políticas Públicas
Nas últimas duas décadas, muitos esforços têm-se dirigido no sentido de incorporar o enfoque de gênero no planejamento e execução de projetos e programas de desenvolvimento, a partir de uma perspectiva que se atenha aos padrões locais de divisão sexual do trabalho e das relações de poder entre os sexos, de sorte a promover maior participação das mulheres em todos os níveis e garantir a eqüidade social. A implementação de ações nessa perspectiva requer pessoal técnico capacitado para tratar estas questões através de um ângulo novo, através de uma metodologia própria e uma base teórica que possa dar conta problemática de gênero e, em especial, a problemática feminina. Nesse sentido este curso atende a demanda de formar técnica(o)s, vinculada(o)s as ações sociais de empresas, sindicatos e organizações não governamentais e governamentais para atuarem em programas de desenvolvimento social e na elaboração e implementação de políticas públicas na perspectiva da transversalidade de gênero.
Este curso pode ser contratado por secretarias de governo, instituições públicas ou privadas.
Carga Horária: 420 hs
Disciplinas:
Fundamentos da Teoria de gênero
Gênero e Teoria do Estado
Metodologia Científica
Tópicos Especiais em Gênero I
Tópicos Especiais em Gênero II
Elaboração de Monografia
Gênero e políticas públicas
Elaboração de Projetos de Intervenção socialPara mais informações: espneim@ufba.br