Chamada para publicação

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTO EM LIVRO

 

A proposta de publicação em livro tem como título provisório “Retratos da pandemia da  covid-19 no Brasil sob uma perspectiva feminista” e visa reunir pesquisas concluídas e em andamento de áreas diversas que tragam experiências relacionadas ao período de pandemia no Brasil, e que retratem as questões de gênero, alteridades e desigualdades que marcaram essas vivências no contexto das relações sociais e afetivas, bem como na implementação de políticas públicas nas diversas áreas (saúde, educação, mobilidade urbana, etc.) e seus impactos nessas vivências. A publicação pretende construir memórias sobre este período de crise multifacetada e que teve – e continua tendo – impacto sob os diversos âmbitos da vida, sobretudo acarretando danos para os grupos mais vulneráveis, como as mulheres negras e empobrecidas, aumentando as desigualdades sociais e violências. Compreender como as pessoas experienciaram este período, auxiliará a entender o que passamos e como estamos enfrentando as consequências desta crise.

 

A proposta é que a publicação inclua textos individuais e em co-autoria, frutos de pesquisas realizadas por docentes, pesquisadoras/es e estudantes a nível de pós-graduação e que tenham vinculação com o campo dos estudos de gênero, mulheres e feminismos. Serão aceitos textos com no máximo 5 autoras/co-autoras(os/es).

 

Normas para envio do texto:

 

  • Os textos deverão seguir as as normas atuais da Abnt (ABNT NBR 6023 – Normas para referências https://www.normasabnt.org/abnt-nbr-6023/ ;ABNT NBR 10520 Normas para citações https://www.normasabnt.org/nbr-10520/
  • Recomenda-se a utilização de processadores compatíveis com Windows, no formato de página padrão A4, margens das páginas 3x3x2x2 (respectivamente, margens superior/esquerda/inferior/direita), fonte Times New Roman 12, espaço 1,5 entre linhas, recuo simples no início do parágrafo.
  • A quantidade de páginas dos textos será de 15 a 25 páginas (até 50 mil caracteres).
  • Enviar em arquivo separado, as informações da/o/e(s) autora/or/e(s): nome completo da/o/e(s) autora/or/e(s), filiação institucional, titulação máxima, uma breve descrição biográfica (máximo: 5 linhas), Telefone e e-mail para contato. Fonte: Times New Roman 12. Essas informações irão compor a sessão “Sobre as(os/es) autoras(es)” ao final da publicação.

 

Os seguintes itens devem ser observados na elaboração dos textos:

 

  • As citações textuais longas (mais de 3 linhas) devem estar em destaque, compondo um parágrafo independente, com recuo de 4 cm, em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples, seguidas da referência. As citações com até 3 linhas devem aparecer no corpo do texto entre aspas, seguidas da referência.
  • O itálico pode ser usado para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.
  • Recomenda-se o uso de aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação dentro de outra citação.
  • As notas de rodapé devem ser explicativas, numeradas e usadas para explicações. Não devem ser usadas para referências. Deve-se restringir sua utilização e evitar notas longas.
  • Para as citações no corpo do texto e as citações destacadas, utilize-se o sistema autora/or-data, ex: (Cecília Sardenberg, 2004, p. 50). Para os casos em que se fazem paráfrases, utilize-se o sistema autora(or)-data. Ex: ( Kimberlé Crenshaw, 2010).
  • Utilizar escrita gendrada utilizando parênteses como: a(o) autora(or);
  • Incluir o prenome das(os/es) autoras(es).
  • Enviar o texto já com revisão.

 

Os textos devem ser enviados em formato word, para o e-mail gadneim@ufba.br até o dia 30 de maio de 2024. 

 

A proposta segue o seguinte cronograma

 

Prazo para encaminhamento dos textos até 30 de maio de 2024
Apreciação dos textos e devolução para as/os autoras/es até 30 de junho de 2024
Prazo para revisão de estilo dos textos, se necessário.

 

A partir desta data, a publicação segue os trâmites internos das Comissões para publicação pela Coleção Bahianas no Neim, PPGNEIM e da Edufba.

até 30 de agosto de 2024
Previsão de publicação até dezembro de 2025

 

Obs.: Este cronograma pode sofrer alterações.

 

A publicação é organizada pelas docentes da Universidade Federal da Bahia:

 

Dra. Anni de Novais Carneiro - Doutora (2019) e Mestra (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo no Núcleo de Estudos sobre a Mulher (PPGNEIM/UFBA). Graduada em Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa (2011) e Bacharela Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia (2012). Desde o ano de 2020 é Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA), na linha de pesquisa Gênero, Alteridades e Desigualdades e colaboradora na Linha de Pesquisa Gênero, Arte e Cultura, vinculada à Feminaria Musical: Grupo de Pesquisa e Experimentações Sonoras. Arteterapeuta Junguiana pelo Instituto Junguiano da Bahia, Especialista em Arteterapia Junguiana (2015) e Especialista em Teoria Analítica de Carl Gustav Jung pelo Instituto de Humanidades Artes e Ciências – IHAC/UFBA (2021). Atua como Psicóloga Clínica e Arteterapeuta, Candidata à Analista Didata em formação pelo Instituto de Psicologia Analítica da Bahia (IPA-BA), participante do Departamento da Diversidade Sexual e de Gênero e do Departamento de Ecopsicologia, ambos da Associação Junguiana do Brasil. Possui formação pelo Núcleo de Psicologia Social da Bahia em Coordenação de Grupos Operativos (2012) e experiência na área de Psicologia Social e Clínica, com ênfase em Processos Grupais, Gênero, Raça e Diversidade, bem como Educação e Diversidade. Inicia o ano de 2024 como representante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher no biênio 2024-2026. Pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: feminismo negro, psicologia e compromisso social, educação, pedagogia feminista e antirracista, artivismo, relações étnico-raciais, relações de gênero e sexualidade, subjetividade e cultura. Contato: anni_carneiro@hotmail.com

 

Profa. Dra. Darlane Silva Vieira Andrade - Psicóloga (CRP03/03187) e Especialista em Psicologia Conjugal e Familiar pela Faculdade Ruy Barbosa; Mestra e Doutora em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM/UFBA), com período de Doutorado Sanduíche na Universidade de Manchester, Inglaterra e na mesma universidade foi pesquisadora visitante (2014). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA), no Grupo de Pesquisa Gênero, Alteridades e Desigualdade (GAD NEIM), e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gênero e Saúde Mental (UnB). Docente no Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo (DEGF), na UFBA, no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (BEGD) e no PPGNEIM. Integra a Comissão de Mulheres e Relações de Gênero (COMREG) e Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia (GTRGP) no Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03). Pós-doutorado em Sociologia na Universidade de Lodz, Polônia (2022), com período de visita à Universidade Paris Diderot e Universidade do Porto. Tem experiência na área de Psicologia clínica, social e docência em curso de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia e Estudos de Gênero. Contato: darlane.andrade@ufba.br
Ms. Elizabeth Siqueira - Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1988) e mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia (2014). Atualmente é assessora de gênero, raça/etnia e geração do Projeto Pró-Semiárido implementado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Rural, do Governo do Estado da Bahia, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Desde 2015 é colaboradora da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM). Tem experiência na área de Agronomia, associativismo, cooperativismo, com ênfase em Agroecologia e gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: Acompanhamento técnico, gestão do conhecimento, quintais, associativismo, mulheres, relações de gênero, empoderamento, geração e feminismo. Doutoranda e Mestra em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM)/BA. Desde 2020 integro grupo de pesquisa Cnpq GAD NEIM/UFBA: Gênero, Alteridades e Desigualdades, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), da Universidade Federal da Bahia, como pesquisadora associada. Contato: bethsssiqueira@yahoo.com.br

Mais Notícias

Estrada de São Lázaro, 197 - Federação. Salvador, Bahia, BRASIL. Telefax: 55-71-3237-8239. E-mail: neim@ufba.br
CréditosLogin