Ato Publico Dia 17 de Maio de combate às homo-lesbo-transfobias
cartaz_17_de_Maio_certo.001

O “Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher” e o “Feminaria Musical: grupo de pesquisa e experimentos sonoros” vêm a público convidar todas e todos para seu ato de combate às homo-lesbo-transfobias. O Dia 17 de Maio é lembrado em todo o mundo por ter sido o dia, em 1990, em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) despatologizou a homossexualidade. Esse pequeno avanço não traduz os anseios das comunidades LGBT que reivindicam a ampliação de seus direitos, o questionamento das normas sexuais que produzem exclusão e subalternidade e uma vida sem discriminação e violência.

Em 2014 nos solidarizamos com companheiras e companheiros de todo o mundo na luta contra a criminalização da homossexualidade em seus mais pútridos efeitos. No Brasil as interseccionalidades entre homo-lesbo-transfobias, racismo, sexismo, capacitismo e intolerância religiosa tem colecionado cada vez mais vítimas, letais ou não. Assassinatos e suicídios de pessoas LGBT tem estampado nossas redes sociais e e-mails cotidianamente. Além da violência, discursos coloniais de criminalização da homossexualidade atravessam oceanos não se expressando apenas em legislação punitiva em estados declaradamente homofóbicos. As recentes batalhas religiosas fundamentalistas contra as “teorias de gênero” têm buscado criminalizar os ativismos e os movimentos sociais no Brasil e percebemos como crescentes a criminalização das pessoas vivendo com HIV e a inferizorização das e dos homossexuais e trans “sem família”.

Aproveitamos a data para celebrarmos a diversidade sexual, principalmente em nossa universidade, reivindicando uma política efetiva do nome social na UFBA e no Congresso Nacional a aprovação da Lei de Identidade de Gênero. Participe conosco no dia 15/05/2014 às 17h no Hall da Biblioteca Central! O mês de maio contará com uma série de atividades na Bahia organizada pelos grupos GLICH, Coletivo Quitéria, Cores da Cidade, GGB, Quimbanda Dudu, Atrás, Alba, Movimento de Mulheres Lésbicas e Bissexuais da Bahia, Mainha LGBT, Gritte, Comissão de Direitos Humanos da TMS, MOGI, SECULT, Site Dois Terços, SEC, SETRE/AGBT, OHGA, Astral, Rede Afro LGBT, ASMUSADECAR e CAVALEIROS DE SHANGRYLAY. Apoiamos todo o cronograma de lutas do mês e em breve disponibilizaremos um calendário completo.

Mais Notícias

Estrada de São Lázaro, 197 - Federação. Salvador, Bahia, BRASIL. Telefax: 55-71-3237-8239. E-mail: neim@ufba.br
CréditosLogin