A retomada do projeto “emancipacionista” das mulheres no Brasil, em meados dos anos 70, foi marcada não apenas pela ampla mobilização de mulheres em torno de questões específicas à condição feminina em nossa sociedade, mas também pelo crescente interesse em estudos e pesquisas em torno dessa temática, dando margem ao surgimento de grupos, núcleos de estudos nessa área em diferentes universidades brasileiras, bem como em associações científicas nacionais, constituindo-se em espaços privilegiados para a necessária permuta de experiências e o aprofundamento de reflexões teórico-metodológicas sobre a problemática da mulher e relações de gênero.
A história do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM tem refletido estes avanços. Criado em maio de 1983, como núcleo então vinculado ao Mestrado em Ciências Sociais da UFBA, o NEIM se destaca não apenas por ser o núcleo de estudos feministas mais antigo do país, como também por sua atuação marcante e continuada na promoção de uma serie de atividades nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo sempre em vista a formação de uma consciência crítica acerca das relações de gênero hierárquicas, predominantes em nossa sociedade, e da conseqüente especificidade da condição feminina.
Em 1995, o NEIM conquistou um lugar de maior destaque na UFBA, ascendendo à categoria de órgão suplementar. Hoje o Núcleo é reconhecido pela sua competência, tanto no âmbito nacional quanto internacionalmente, destacando-se dentre os principais centros de ensino e pesquisa na área dos estudos sobre a mulher e as relações de gênero do país. No âmbito nacional tal reconhecimento materializa-se com a criação do programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM), o primeiro nessa temática no país e na América Latina
Em 2009,mais um passo foi dado no avanço dos estudos nessa área com a criação do curso de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade com concentração em Políticas Públicas, no período noturno com oferta de 50 (cinquenta) vagas anuais. Trata-se de uma graduação que visa à formação de profissionais que possam atuar na área de Gênero e Diversidade (raça/etnia, geração, direitos sexuais e outras desigualdades sociais) no planejamento, execução e avaliação de políticas públicas.
Formado inicialmente por um pequeno grupo de professoras e alunas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, muitas oriundas do Grupo Feminista Brasil Mulher, o NEIM logo passou a contar também com a participação de docentes vinculados a outras unidades de ensino e pesquisa da UFBa. Atualmente o NEIM dispõe de uma equipe de mais de 25 pessoas, incluindo professoras pesquisadoras, pesquisadoras associadas, bolsistas, estagiárias/os, e pessoal técnico-administrativo.
Ao longo destes anos conquistamos o reconhecimento da sociedade brasileira através dos movimentos sociais, da academia e dos organismos de governo. Nosso trabalho é conhecido e reconhecido em muitos países. Tudo isso conquistado com muito trabalho, eficiência, responsabilidade e compromisso social.
OBJETIVOS
- Estimular a realização de estudos e pesquisas interdiciplinares sobre as questões das mulheres e relações de gênero.
- Desenvolver o ensino sobre o tema através da promoção de cursos, seminário e debates.
- Fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas que visem a equidade de gênero.
- Desenvolver atividades de extensão e assessorias, contribuindo para o encaminhamento prático de soluções de problemas ligados às mulheres.
- Participar de eventos nacionais e internacionais relativos às questões das mulheres e relações de gênero.
- Publicar e divulgar resultados de pesquisas em torno da temática mulheres e relações de gênero.
- Manter centro de documentção com publicações nacionais e estrangeiras, além de trabalhos inéditos (teses, etc)
COORDENAÇÃO ATUAL
Profa. Dra. Silvia Lúcia Ferreira (coordenadora)
Profa. Dra Marcia Barbosa de Menezes (vice-coordenadora)
Gerência administrativo financeira: Profa. Dra. Silvia Lúcia Ferreira e Profa. Dra Marcia Barbosa de Menezes
Coordenação do Centro de Documentação Zahidé Machado Neto: Profa. Dra. Marcia dos Santos Macedo, Profa. Dra. Maíra Kubík Taveira Mano, Profa. Dra. Lina Maria Brandão de Aras.
Comissão editorial: Profa. Dra. Márcia Santana Tavares, Profa. Dra. Ivia Iracema Alves, Profa. Dra. Silvia Lúcia Ferreira, Profa. Dra. Alda Britto da Motta, Profa. Dra. Cecília Maria Bacellar Sardenberg, Profa. Dra. Clarice Costa Pinheiro, Profa. Dra. Maise Caroline Zucco, Profa. Dra. Walkyria Chagas da Silva Santos Guimarães; Profa. Dra. Izaura Santiago da Cruz.
Coordenação de extensão: Profa. Dra. Iole Macedo Vanin, Profa. Dra. Clarice Costa Pinheiro, Profa. Dra. Maise Caroline Zucco, Profa. Dra. Marilda Santanna, Profa. Dra. Márcia dos Santos Macedo e Profa. Dra. Maria de Lourdes Scheffler.
Coordenação de pesquisa: Profa. Dra. Izaura Santiago da Cruz, Profa. Dra. Ângela Maira Freire de Lima e Souza, Profa. Dra. Márcia Santana Tavares e Profa. Dra. Alda Britto da Motta.
Regimento do NEIM aprovado em 13 de novembro de 2017
Regimento do NEIM aprovado em 05 de agosto de 2013