A retomada do projeto “emancipacionista” das mulheres no Brasil, em meados dos anos 70, foi marcada não apenas pela ampla mobilização de mulheres em torno de questões específicas à condição feminina em nossa sociedade, mas também pelo crescente interesse em estudos e pesquisas em torno dessa temática, dando margem ao surgimento de grupos, núcleos de estudos nessa área em diferentes universidades brasileiras, bem como em associações científicas nacionais, constituindo-se em espaços privilegiados para a necessária permuta de experiências e o aprofundamento de reflexões teórico-metodológicas sobre a problemática da mulher e relações de gênero.
A história do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM tem refletido estes avanços. Criado em maio de 1983, como núcleo então vinculado ao Mestrado em Ciências Sociais da UFBA, o NEIM se destaca não apenas por ser o núcleo de estudos feministas mais antigo do país, como também por sua atuação marcante e continuada na promoção de uma serie de atividades nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo sempre em vista a formação de uma consciência crítica acerca das relações de gênero hierárquicas, predominantes em nossa sociedade, e da conseqüente especificidade da condição feminina.
Em 1995, o NEIM conquistou um lugar de maior destaque na UFBA, ascendendo à categoria de órgão suplementar. Hoje o Núcleo é reconhecido pela sua competência, tanto no âmbito nacional quanto internacionalmente, destacando-se dentre os principais centros de ensino e pesquisa na área dos estudos sobre a mulher e as relações de gênero do país. No âmbito nacional tal reconhecimento materializa-se com a criação do programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM), o primeiro nessa temática no país e na América Latina
Em 2009,mais um passo foi dado no avanço dos estudos nessa área com a criação do curso de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade com concentração em Políticas Públicas, no período noturno com oferta de 50 (cinquenta) vagas anuais. Trata-se de uma graduação que visa à formação de profissionais que possam atuar na área de Gênero e Diversidade (raça/etnia, geração, direitos sexuais e outras desigualdades sociais) no planejamento, execução e avaliação de políticas públicas.
Formado inicialmente por um pequeno grupo de professoras e alunas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, muitas oriundas do Grupo Feminista Brasil Mulher, o NEIM logo passou a contar também com a participação de docentes vinculados a outras unidades de ensino e pesquisa da UFBa. Atualmente o NEIM dispõe de uma equipe de mais de 25 pessoas, incluindo professoras pesquisadoras, pesquisadoras associadas, bolsistas, estagiárias/os, e pessoal técnico-administrativo.
Ao longo destes anos conquistamos o reconhecimento da sociedade brasileira através dos movimentos sociais, da academia e dos organismos de governo. Nosso trabalho é conhecido e reconhecido em muitos países. Tudo isso conquistado com muito trabalho, eficiência, responsabilidade e compromisso social.
OBJETIVOS
- Estimular a realização de estudos e pesquisas interdiciplinares sobre as questões das mulheres e relações de gênero.
- Desenvolver o ensino sobre o tema através da promoção de cursos, seminário e debates.
- Fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas que visem a equidade de gênero.
- Desenvolver atividades de extensão e assessorias, contribuindo para o encaminhamento prático de soluções de problemas ligados às mulheres.
- Participar de eventos nacionais e internacionais relativos às questões das mulheres e relações de gênero.
- Publicar e divulgar resultados de pesquisas em torno da temática mulheres e relações de gênero.
- Manter centro de documentção com publicações nacionais e estrangeiras, além de trabalhos inéditos (teses, etc)
COORDENAÇÃO ATUAL
Profa. Dra. Silvia Lúcia Ferreira (coordenadora)
Profa. Dra Marcia Barbosa de Menezes (vice-coordenadora)
Gerência administrativo financeira: Profa. Dra. Silvia Lúcia Ferreira e Profa. Dra Marcia Barbosa de Menezes
Coordenação do Centro de Documentação Zahidé Machado Neto: Profa. Dra. Marcia dos Santos Macedo, Profa. Dra. Maíra Kubík Taveira Mano, Profa. Dra. Lina Maria Brandão de Aras.
Comissão editorial: Profa. Dra. Márcia Santana Tavares, Profa. Dra. Ivia Iracema Alves, Profa. Dra. Silvia Lúcia Ferreira, Profa. Dra. Angela Maria Freire de Lima e Souza, Profa. Dra. Alda Britto da Motta, Profa. Dra. Cecília Maria Bacellar Sardenberg e Profa. Dra. Clarice Costa Pinheiro.
Coordenação de extensão: Profa. Dra. Iole Macedo Vanin, Profa. Dra. Clarice Costa Pinheiro, Profa. Dra. Maise Caroline Zucco, Profa. Dra. Marilda Santanna, Profa. Dra. Márcia dos Santos Macedo e Profa. Dra. Maria de Lourdes Scheffler.
Coordenação de pesquisa: Profa. Dra. Izaura Santiago da Cruz, Profa. Dra. Ângela Maira Freire de Lima e Souza, Profa. Dra. Márcia Santana Tavares e Profa. Dra. Alda Britto da Motta.
Regimento do NEIM aprovado em 13 de novembro de 2017
Regimento do NEIM aprovado em 05 de agosto de 2013