Entre os dias 21 e 23 de janeiro, acontece em Bangladesh a reunião geral do grupo “Building Constituencies” (construindo constituintes), do Projeto TEMPO. O objetivo desta reunião é fazer com que as pesquisadoras tenham chance de trocar experiências sobre suas pesquisas e construir bases em comum de conhecimento. Da equipe do NEIM, as pesquisadoras Ana Alice Costa e Silvia de Aquino, que têm estudos nessa área, e Léa Santana, assessora de comunicação do núcleo, foram convidadas e estão em Bangladesh para participar do encontro.
Como parte das atividades previstas, nos dois dias que antecederam as reuniões, Ana Alice e Léa viajaram pelo interior de Bangladesh, tendo a oportunidade de conhecer especialmente duas organizações que trabalham com trabalhadores rurais e relações de gênero. A Nijera Kori e a Komojibi Nari auxiliam os trabalhadores rurais a formarem associações para defender seus direitos legais. Apesar de ser um pais de economia essencialmente rural, não existem leis trabalhistas para agricultores e a maioria desconhece inclusive seus direitos essenciais à educação e saúde.
No centro de treinamento da Nijera Kori, Ana Alice e Léa acompanharam uma manhã de treinamento. Em torno de cinquenta trabalhadores rurais discutiam temas como acesso à informação e liderança. Após três dias de trabalhos, esses lideres voltam aos seus grupos para multiplicar os conhecimentos.
A Komojibi Nari é uma associação que tem como principal foco o desenvolvimento das mulheres agricultoras. Dentre seus membros, 80% são mulheres. Hoje o principal objetivo da Komojibi Nari é criar leis de regulamentação do trabalho rural.