NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA PROFA. DRA. SILVIA MARIA SILVA BARBOSA

É com imenso pesar que nós, pesquisadoras/es do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBA, e docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos – PPGNEIM/UFBA, compartilhamos a triste notícia do falecimento de nossa ex-aluna, colega e amiga, Silvia Maria Silva Barbosa, líder do Quilombo Zeferina (Pirajá-Salvador) e do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum.

Grande defensora das lutas contra o racismo e a intolerância religiosa, contra o patriarcado, contra as LGBTQIA+-fobias e as desigualdades sociais que demarcam a nossa sociedade, Silvia também se destacou em sua carreira acadêmica. Concluiu o Bacharelado em Teologia (1991) e a Licenciatura Plena em Filosofia (2003), bem como o Mestrado em Ciências da Religião (2003) pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, tendo ainda obtido o título de especialista em Teologia e História pela Escola Superior de Teologia (2001) – EST (RS). Entre 2011 e 2015, Silvia foi aluna do nosso Programa de Pós-Graduação, tornando-se Doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos com a defesa da tese intitulada, “Que Poder é Esse? Um estudo da constituição e das relações de poder no Ilê Asé Ogum Omimkayê”, elaborada sob a orientação da Profa. Dra. Maria Gabriela Hita, como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Esse largo conhecimento lastreou uma longa e diversa trajetória como docente em cursos de graduação e pós-graduação, possibilitando, também, a elaboração e publicação de vários artigos, tanto no Brasil como no exterior. Mais recentemente, Silvia participou ainda como professora no Curso de Especialização EaD sobre Aspectos psico-sócio-jurídicos da Violência de Gênero, promovido pela Tamojuntas.

Por muitos anos, Silvia foi pastora da Igreja Metodista, em diferentes cidades, retornando, depois, à Bahia e às suas origens religiosas afro-brasileiras, tornando-se uma reconhecida liderança nos candomblés de sua terra, desenvolvendo aqui um intenso trabalho com mulheres e crianças. Conhecida como uma pessoa de fala mansa, sempre solidária, e interessada em aprofundar suas reflexões no campo dos estudos feministas e antirracistas, Silvia Maria Silva Barbosa vai deixar muitas saudades, não apenas entre seus familiares e companheiras/os de sua comunidade religiosa e de militância, como também entre todas nós, do NEIM, que tivemos a oportunidade de conhecê-la e refletirmos juntas sobre a construção de uma sociedade mais justa e igualitária! Em uma de suas últimas postagens no Facebook do Quilombo Zeferina, ela nos aconselha: “Não desista: mantenha o foco e a esperança porque um dia tudo vai ficar bem.”
Sílvia Barbosa: Presente!!!

Mais Notícias

Estrada de São Lázaro, 197 - Federação. Salvador, Bahia, BRASIL. Telefax: 55-71-3237-8239. E-mail: neim@ufba.br
CréditosLogin